1.8.11

Vida inteligente na indústria do rock parte 1: Moonalice

Começo aqui uma série de referências a artistas que representam propulsão, futuro, tanto em termos musicais como em termos mercadológicos. O primeiro estreante é o Moonalice.

Moonalice é uma banda de músicos veteranos, que, em seu projeto musical, apresentam algo agradável, porém longe de ser inovador. Basicamente, eles fazem um rock ao estilo Hippie de San Francisco, buscando um som raiz. E o fazem com muita destreza.

Porém, o que me chamou a atenção no Moonalice não foi o som. O que chamou a atenção foi a estrutura virtual-mercadológica vanguardista que eles criaram. Para começar, eles transmitem os concertos ao vivo através de um canal no twitter chamado Moonalice TV. Além do aspecto ao vivo, há um acervo enorme e de grande qualidade visual e sonora de praticamente todos os concertos que eles realizaram. Parece básico, mas eu passei as últimas semanas apreciando com desgosto vários websites de bandas e seus vídeos na internet.

Em segundo lugar, eles se focaram em criar em torno da banda uma gama de produtos em consonância com a proposta artística. As camisetas são muito interessantes, não é aquela coisa preta ou branca com o logo da banda. Eles criaram posters. Livros. De tudo um pouco e, mais importante, este de tudo um pouco em integridade com o produto musical que eles oferecem.

Em terceiro lugar, eles, ao invés de cometer a cagada bandística (pelo menos nos dias de hoje) de fazer aquele álbum de doze faixas sob o bastão lucrativo de um selo ou gravadora, eles produziram EP's de cinco músicas, vendidos a cinco dólares cada.

Enfim, eis a vida inteligente mostrando sua cara no desgastado mundo das bandas de rock.

Chequem e apreciem com cuidado: http://www.moonalice.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário