18.6.11

Feminismo

Atenção: Conteúdo Explosivo. Use com discrição.

Charles Bukowski foi um poeta e escritor americano, e fez parte da chamada geração beat, sendo companheiro de copo de Ernest Hemingway. Para quem não conhece seu trabalho, ele pode ser resumido da seguinte forma: Bukowski bebe, Bukowski transa com prostitutas, Bukowski bebe mais. Simples, não? E ele foi um bom escritor, direto e sujo. Nada está mais distante do politicamente correto do que o trabalho deste senhor.

Esses dias eu estava num bar chamado Barkowski, e logo o tema Charles Bukowski emergiu. Foi quando uma simpática moça que estava sentada ao meu lado, com os trajes denunciando de antemão sua atividade de antropóloga, disse que se recusava terminantemente a ler Bukowski. Bom, não há nada de errado nisso. Então, eis que ela dá a explicação para tal recusa: não posso ler um autor que me vê como um objeto.

Objeto. Mulher objeto. O que vem na contramão disso? No âmbito da linguagem, seria mulher sujeito. Isso remete à idéia de personalidade. E me remete a uma idéia muito cara a minha pessoa: você sempre será você, mesmo que tente ser outro. Sob este ponto de vista, não há personalidade que não possa ser anulada, diminuída, pois ainda assim está sendo personalidade. Por que então este medo de perdê-la?

Por outro lado, eu entendo, na fala daquela senhorita, uma intenção de não ser objeto. Se uma mulher me deseja, eu serei o objeto de seu desejo. Mas eu não devo pensar a mulher como objeto, pelo menos não publicamente. Que pena, pois para mim é impossível tirar dos homens a mulher-objeto. Eu conheço muitas mulheres possuidoras de várias personalidades interessantes. Mas, à medida que elas não são objeto, são apenas amigas ou conhecidas.

Moral da história: Está fora de moda ser homem.


Um comentário:

  1. Primeiramente, apesar de pequeno, adorei seu blog!
    e sobre essa coisa de ser um objeto, eu discordo!
    objeto pode ser qualquer coisa, até sem uso, mas quando você passa a usar esse objeto, ele vira ferramenta.
    acredito que todos somos ferramentas!
    ferramentas que fazem outras pessoas usarem, para se sentirem bem, mal, para amarem, odiarem, sentirem prazer e por aí vai.
    não digo de forma egoísta ou literal, mas digo em haver alguém que vamos de algum modo necessitar, e que vai necessitar de nós.

    ResponderExcluir